Aerobico em Jejum Funciona ?

Antes de discutirmos sobre o aeróbico em jejum, quero dizer que essa atividade não é para qualquer pessoa, ela não é considerada uma forma de treinamento, ela não tem como objetivo aumentar a capacidade aeróbica.

Também considero importante salientar que essa atividade não deve ser realizada por indivíduos que estejam em uma fase OFF SEASON do seu treinamento, Somente em casos que seus níveis de percentual de gordura estejam bem acima do esperado, Desta forma usaríamos nessa fase de OFF SEASON (Aumento de volume). Em fases de pré contest é comum o uso do aeróbico em jejum em um momento muito especifico da sua preparação.

De que forma o aeróbico em jejum age no meu corpo?

Quando a pessoa se exercita em baixa intensidade em jejum, aumentamos a capacidade enzimática do individuo. O esforço para o seu sistema enzimático é tão grande que para se prover de energia sem carboidrato, ele se torna mais eficiente. Ao longo dos dias praticando essa atividade, mais e mais capacidade de queima de gordura o individuo vai ganhando, mediante a uma boa nutrição e descanso adequado. Entenda que o individuo não ganha capacidade física. Ele aumenta a sua capacidade em mobilizar estoques energéticos com mais eficiência.

Em que momento eu posso usar o aerobico em jejum? aerobio_jejum

É evidente que essa técnica é excelente na queima de gordura, mas o praticante deve tomar cuidado com o exagero, para não exagerar no tempo, intensidade e no uso prolongado dessa atividade.

Quando o objetivo do individuo é diminuir o seu percentual de gordura, e agora a sua dieta não é mais hipercalórica. O consumo de carboidratos é bem menor, os resultados do aeróbico em jejum são mais evidentes no físico do praticante.

Sendo assim, o melhor momento para você usar essa atividade é quando o objetivo do individuo é diminuir o percentual gordura com a finalidade de aumentar a sua definição muscular.

É muito comum você encontrar atletas de fisiculturismo usando essa atividade em um momento PRE CONTEST na sua preparação. Quando o objetivo é fazer com que a pele fique cada vez mais fina, e isso aumentaria a sua definição muscular.

Por isso que eu digo que não é para qualquer um, a dieta deve estar bem ajustada para que o aeróbico em jejum possa apresentar os seus efeitos. Existem alguns estudos que defendem o uso da suplementação momentos antes dessa atividade, e existem outros estudos que criticam a suplementação antes da atividade.

O ideal é que você converse com a equipe que te acompanha para que esses profissionais possam fazer os ajustes necessários.

Você não deve acreditar que essa é a única e exclusiva forma para diminuir o percentual de gordura em uma fase de definição muscular. O seu treinador deve usar de diferentes técnicas, só assim ele vai saber qual técnica o seu corpo responde melhor.

Professor Especialista Thiago SantosProf. Esp. Thiago Santos

Treinador & Consultor Esportivo
Graduado em Educação Física.
Pós-Graduado em Treinamento de Força
Graduando em Nutrição.
Cref: 031497 -G/RJ

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