Alimentação Saudável no Trabalho

Alimentação Saudável no Trabalho

É Possível ?

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Muita gente pensa que ter uma vida mais saudável é algo utópico e inatingível ou, pior,impossível de encaixar em nossa rotina diária, visto que a pressão e as situações cotidianas, principalmente no trabalho, afetam a todos física, emocional e socialmente, nos tornando menos aptos a usar todo nosso potencial e gerando produtividade menor.

Algumas dicas simples, no entanto, podem te ajudar a ter uma alimentação saudável no trabalho, e consequentemente na sua disposição e energia para o seu ambiente de trabalho:

• Providencie lanches saudáveis: troque o pote de bolachas do escritório por castanhas e frutas secas (ou frutas frescas). Escolha frutas fáceis de serem transportadas, como banana, maçã, goiaba, pera, uva etc.;
• Sanduíche: se for comer um, escolha os que são feitos com carnes magras, como frango desfiado, e queijos brancos (ricota e cottage). Utilize orégano e alecrim para temperar (fica uma delícia e ambos são anti-inflamatórios);

• Monte seu próprio prato de almoço, escolha os alimentos, inclua legumes e saladas e controle o tamanho e o conteúdo das porções de alimentos. Evite alimentos ricos em gordura e sódio;
• Não substitua o seu almoço por lanches. Fazer isso sempre prejudica a sua produtividade, pois sua refeição acaba sendo pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Se houver micro-ondas no ambiente de trabalho, basta levar a refeição de casa, sempre na quantidade certa e sem exageros;

• Promova petiscos saudáveis durante as reuniões e deixe os salgadinhos de lado. Aqueles potes de balinhas e chocolates geralmente servem apenas para nossos olhos, pois são raras as vezes em que os clientes utilizam. Portanto, dispense! Se for um item de decoração, coloque castanhas, sementes de abóbora e frutas secas. Experimente oferecer saladas de frutas e pãezinhos integrais, mini sanduíches ou salgados integrais. Ofereça água, que pode ser flavorizada, chás e sucos naturais em vez de refrigerantes.

• Evite doces e chocolates. Talvez você passe perto daquela caixa de chocolates do seu colega quando estiver andando pelo escritório e sinta vontade, mas dê preferência aos seus próprios lanches saudáveis. Muito açúcar e cafeína podem te deixar ansioso e prejudicar sua produtividade, bem como dar uma hipoglicemia de rebote, fazendo que com que você fiquecansado e preguiçoso;

• Beba bastante líquido –água, sucos naturais, chás e água de coco. Mantenha por perto sempre uma garrafinha com água e consuma os sucos e chás devem sem açúcar;

• Incentive seus colegas a terem refeições saudáveis. Espalhe a ideia no ambiente de trabalho. Marketing é tudo! Venda sua ideia para seus colegas, formem grupos de corrida, marquem de ir à academia juntos, encontrem juntos receitas deliciosas para compartilhar durante as refeições principais e lanches…

• Pergunte-se se você está realmente com fome. Às vezes, você só precisa de um descanso do seu trabalho, e não de café ou comida;

• Levante-se e estique-se ou ande por algumas escadas para se reenergizar;

• Faça escolhas saudáveis para o coração sempre que você puder, assim ficará cheio de energia e será mais produtivo no trabalho!

*Por Nutricionista  Elissa Amaral

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