Benefícios da Corrida de Rua

A corrida de rua vem ganhando cada dia mais praticantes, devido a sua praticidade e seus benefícios físicos e psicológicos. Mas o que é necessário para começar a correr? Basta um tênis adequado e pé na estrada!

Por mais simples que a resposta possa parecer, existe um contexto que deve ser respeitado, não só para corrida, mas para todas as atividades físicas. Consulte um médico antes de praticar qualquer atividade física para saber o real estado da sua saúde e procure orientação de um profissional graduado e registrado no conselho de educação física de sua região.

beneficios_corrida2

A corrida transforma seu corpo em diversos aspectos, seguem alguns benefícios que os praticantes adquirem durante a atividade e durante algum tempo de prática:

– Redução no peso corporal- a corrida eleva o metabolismo proporcionando um aumento no gasto calórico e assim auxiliando no emagrecimento;

– Durante a corrida a uma elevação de triptofano, uma substância precursora de neurotransmissor serotonina, diminuindo efeitos da depressão. E ainda há um aumento na concentração de endorfina, hormônio responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar, combatendo o estresse;

– Aumenta a concentração e a capacidade de raciocínio;

– Ajuda a prevenir cardiopatias e melhora a circulação sanguínea;

– Melhora a capacidade respiratória;

O aspecto social também está relacionado de forma positiva com a corrida de rua, apesar de ser um esporte individual, muitos grupos de corridas estão sendo criados por todo país. Esses grupos proporcionam uma maior interação social aos participantes, realizando encontros, eventos e treinos coletivos.

A corrida se mostra como um dos esportes mais completos, trazendo benefícios nos aspectos físicos, psicológicos e sociais. Então, o que você está esperando para começar a correr?

Vamos lá, tênis no pé e pé na estrada!!

Prof. Alexandre Crespo