Goiaba – A Super Fruta

A goiaba é um fruto originário da América e é encontrada principalmente no Brasil, Antilhas e sudeste asiático. É um fruto carnudo, possui diversos tipos, variando nas cores de casca, verde, amarelada ou roxa, e polpa, branca, rosada ou dourada.

O que poucos sabem é a quantidade enorme de benefícios que esta fruta, ou melhor, SUPER FRUTA pode trazer. Vamos conhecer-los:

 

Benefícios da Goiaba

  • Ajuda a  Prevenir o Câncer

A goiaba contém um antioxidante chamado Licopeno, que ajuda a prevenir os danos provocados por radicais livres nocivos.

  • Fortalece o Sistema imunológico

A Goiaba  contém quatro vezes mais vitamina C do que a Laranja. Essa Vitamina C atua como um antioxidante natural e elimina os patógenos nocivos, ou seja, a goiaba irá combater os resfriados, gripe e ainda irá protege a sua pele dos raios Ultra violetas.

  • Combate Disenteria e Diarreiaporcao-de-goiabas

A Goiaba e suas folhas têm propriedades adstringentes ou seja, ela ajuda na ligação das partículas de alimento. Esses adstringentes são alcalinas que ajudam na eliminação de bactérias. A Presença de carotenóides, potássio e vitamina C também ajuda a tornar o sistema digestivo ainda mas saudável e imune.

  • Ajuda a Manter o Cérebro Ativo

A Goiaba é rica em complexos vitamínicos B, como a niacina. A niacina ajuda na melhoria das funções cognitivas. Vitamina B6 ajuda a fazer os nervos e cérebro ativo e eficiente. e ainda ajuda a aumentar a circulação do sangue por todo o cérebro.

  • Retarda o Envelhecimento Precoce da Pele

Os antioxidantes como o Caroteno, licopeno e vitamina C, presente na goiaba, protegem a pele do processo de envelhecimento precoce e inibir as rugas e pigmentação causadas por radicais livres.Goiaba também é uma excelente fonte de água e mantém uma pessoa bem hidratada.

  • Regula o Nível de Açúcar no Sangue

O índice glicêmico (IG) da goiaba é 20, o que é baixo. O índice glicêmico é a classificação dada a alimentos que contêm carboidratos dependendo da velocidade com que eles causam uma elevação nos níveis de açúcar no sangue. Sendo uma fruta com um IG baixo, ela libera o açúcar no sangue lentamente, previne elevações de açúcar no sangue e podem ser um lanche melhor para os diabéticos. Além disso, a grande quantidade de fibras na goiaba ajuda a manter o açúcar no sangue a níveis normais. Dessa forma a goiaba emagrece e não engorda como as pessoas pensam.

  • Regula o Funcionamento do Coração

    A goiaba é rica em potássio (400 miligramas em 100 gramas de fruta) o que ajuda a manter a pressão arterial normal ao manter o balanço entre sódio e potássio equilibrado. Níveis altos de sódio e baixos de potássio causam elevações na pressão arterial. Vitamina C, outros antioxidantes como carotenoides, isoflavonoides e polifenóis, e as fibras previnem inflamações em vasos sanguíneos, reduzem níveis de LDL, aumentam níveis de colesterol HDL e previnem ataques cardíacos e derrames.

Quantas Calorias Tem Uma Goiaba ?

A Goiaba fornece cerca de 70 calorias por 100 gramas de seu consumo.  A Goiaba também uma excelente Fonte das Vitaminas Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K. Além dos Minerais como o Cálcio, Ferro, Magnésio e Potássio.. Diferentemente do que a maioria da pessoas pensa, a Goiaba emagrece porque é uma fruta de poucas calorias e muita fibra alimentar que ajudam a reduzir o colesterol e promovem saciedade que ajudam a reduzir o colesterol e promovem saciedade.

Métodos de preparo e de servir

Lave-as em água corrente para remover qualquer poeira ou resíduos de inseticidas. Goiabas frescas e maduras são melhores, pois podem ser consumidas com a casca. Remova qualquer resquício floral da ponta, e corte as duas pontas com uma faca. Ela pode ser cortada em cubos, ou em fatias como as de maçã. Aqui estão algumas dicas para servir:

  • Coma a fruta fresca para aproveitar seu sabor natural e único.
  • O suco de goiaba e popular e delicioso.
  • Cubos de goiaba são uma ótima adição para a salada de frutas.
  • Ela também é frequentemente utilizada no preparo de sobremesas, onde você pode colocar suplementos proteicos para aumentar seus músculos.
  • A fruta também é muito usada para fazer doces, conservas, geleias, gelatinas, marmelada, etc.

 

 

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