Intolerância a Lactose : Como se Alimentar

como-perde-massa-gorda-e-ganha-massa-fina - Cópia

Para garantir uma alimentação sem lactose é importante não ingerir leite de vaca e nenhum alimento que seja preparado com leite como por exemplo bolo, biscoito, pudim e sorvete. Além disso também é recomendado ler sempre os rótulos dos alimentos para verificar se é feito com leite de vaca ou contém vestígios de leite.

A intolerância à lactose é a dificuldade na digestão do açúcar do leite, a lactose, que pode surgir em adultos após ficar algum tempo sem consumir leite. Esta intolerância se manifesta através de sintomas como barriga inchada, gases intestinais e diarreia que surgem minutos após o consumo de alguma fonte de lactose, como o leite de vaca, por exemplo.

O que não comer na intolerância a lactose

Quem tem intolerância à lactose não pode tomar leite de vaca puro, leite em pó, leite condensado e molho branco, por exemplo. Alguns alimentos que contém uma menor quantidade de lactose e que podem ser tolerados por alguns pacientes são iogurte com bífidos ativos, queijo cottage ou queijos amarelos e o creme de leite. O leite de vaca integral, apesar de não ser aconselhado, pode ser melhor tolerado do que o leite de vaca desnatado.

Sempre que no rótulo do alimento estiverem presente soro de leite, sólidos de leite e leite em pó, este alimento não deve ser consumido porque eles contém lactose.

Quando o bebê tem intolerância à lactose e não digere bem o leite de vaca, se ele ainda mamar no peito a mãe deve restringir o seu próprio consumo de leite de vaca. Se o bebê já toma mamadeira, seu leite deverá ser preparado com uma fórmula sem lactose.

O que comer para garantir a quantidade de cálcio necessária

Para ingerir a quantidade adequada de cálcio, deve-se consumir regularmente alimentos ricos em cálcio sem leite, como por exemplo sardinha em lata, camarão, amêndoa, brócolis, salmão e leite sem lactose.

Leave a Reply