Perigos da Coca Zero

Boa tarde meus amigos! Aqui está mais um alimento analisado por mim nessa série de análises. Espero que gostem.

O alimento em questão hoje é a coca cola zero!!

Um produto da coca cola, que tem a promessa de possuir 0 açúcar. E pasmem, ela tem 0 açúcar!!

“Meu Deus Mario, ela tem 0 açúcar, vou me acabar de beber coca cola zero”. Vamos com calma!nao_a_refrigerantes


▶Reflita um pouco, como se ela possuindo 0 assucar ainda tem um gosto adocicado e de certa forma prazeroso pro nosso paladar?
Essa vocês sabem, a resposta está nos adoçantes artificiais nela presente, aspartame, acesulfame-k e ciclamato de sódio.

▶Hoje é muito mais difícil achar a coca cola light ao invés da coca cola zero. Mas porque isso?
A principal diferença está nos adoçantes utilizados nas duas. A coca cola light possui uma maior concentração de aspartame, enquanto a coca cola zero possui menor quantidade de aspartame e possui o ciclamato de sódio!

O ciclamato de sódio além de ser mais barato que o aspartame, possui um efeito de adoçar o alimento muito maior que o aspartame (ou seja, barateia a produção, melhor pra eles que gastam menos).

Qual o problema disso?

O problema é que o ciclamato de sódio tem efeito cancerígeno. Simples.

A coca cola zero foi proibida em países como os Estados Unidos e o Canadá! Devido a presença desse adoçante, ate ele ter sido retirado da composição nos países em questão e no qual ela foi proibida.

Engraçado como você vai até o site da coca cola brasil e não consegue achar esses ingredientes, onde são simplesmente caracterizados genericamente como adoçantes alimentares. O ciclamato de sódio ja foi proibido em diversos países mas persiste no Brasil (obrigado aos órgãos reguladores).

Outro fator é o 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV. O Brasil é o pais com maior concentração desse subproduto e possui uma concentração bem maior que o segundo lugar, que é o Quênia. Ele é fortemente cancerígeno e a concentração na vendida do Brasil extrapola cerca de 9x o limite recomendado diário.

Acho que não preciso dizer mais nada!

Compartilhem essa matéria com seus amigos que se enchem de coca zero!!

120

Mario Rocha Neto

Graduando Nutrição – UFRJ
Nutrição Esportiva/Nutrição Clínica
(21) 991473176
[email protected]

Leave a Reply