Suco Detox – O que é, Seus Benefícios, Receitas e Muito Mais.

 

Os sucos detox são aliados populares na limpeza do organismo e no processo de emagrecimento. O principal trunfo está no valor nutricional. Eles são uma forma rápida de se aproximar das seis porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade média recomendada por profissionais para uma dieta balanceada.

“A disposição aumentou e a pele e o funcionamento do intestino melhoraram”, conta a servidora pública Maria Cristina Moura, 45 anos. Ela começou a consumir o suco detox por orientação da nutricionista. Três vezes por semana, antes de malhar, bebe o líquido com couve, gengibre e frutas, geralmente laranja ou maçã. O objetivo principal é ajudar na redução do colesterol alto. Ela ainda não realizou novos exames, mas um resultado é visível: a perda de peso gradual e consistente. Com a dieta e as atividades físicas, são 4kg a menos em quatro meses.

Quais os Benefícios do Suco Detox?

Super badalado e falado, ele tem milhares de benefícios para o nosso corpo, sua ingestão é livre de efeitos colaterais, por isso, se você não começou ainda, talvez lendo esse artigo mude de ideia.

  1. Diminui os sintomas da T.P.M;sucos-detox-para-emagrecer
  2. Auxilia no funcionamento intestinal;
  3. Diminui o cansaço;
  4. Ajuda na enxaqueca;
  5. Melhora o sono;
  6. Melhora o humor:
  7. Dá uma mãozinha na digestão;
  8. Reduz medidas e emagrece;
  9. Ajuda na memória;
  10. É diurético;

Tipos de Suco Detox

Muita gente pensa que suco detox é tudo igual, além de errada, essa afirmação é controversa. Abaixo listamos os principais tipos, os benefícios e os ingredientes peculiares que cada um tem.

  • Suco digestivo – Auxilia na digestão dos alimentos ao longo do dia.
    Ingredientes digestivos: abacaxi, erva-doce, limão…
  • Suco que queima gordura – Auxilia a queima de gordura.
    Ingredientes que queimam gordura: linhaça dourada, ameixa-preta seca, abacaxi…
  • Suco para desinchar o corpo – Auxilia no combate ao inchaço.
    Ingredientes que desincham: chia, pepino, maçã…
  • Suco desintoxicante – Auxilia na limpeza do organismo.
    Ingredientes desintoxicantes: cenoura, salsinha, linhaça…
  • Suco antioxidante – Ajuda a manter a saúde, beleza e juventude.
    Ingredientes antioxidantes: morango, framboesa, amora…
  • Suco diurético – Auxilia na eliminação de líquidos.
    Ingredientes diuréticos: pepino, hortelã, maçã…
  • Suco energético – Auxilia aumentando a energia.
    Ingredientes energéticos: gengibre, pimenta, limão…

Montando A Sua Receita E Implementando Na Sua Rotina

Prepare a centrífuga, o liquidificador e multiprocessador… Ok, você pode usar apenas a centrífuga, mas é imprescindível que faça o seu suco com a centrífuga, só com ela você mantém todos os nutrientes, vitaminas e minerais de todos os ingredientes.

Garanta que você tenha esses ingredientes no seu suco:

  1. Verduras – até dois tipos: couve, salsinha, hortelã, salsão, hortelã, agrião, espinafre;
  2. Legumes – até dois tipos: cenoura, pepino, tomate;
  3. Frutas – até dois tipos: Limão, maçã, abacaxi, laranja, maçã verde, pera, kiwi, morango, framboesa, amora, melancia;
  4. Líquidos – apenas um tipo: Chá de dente de leão, água de coco, chá de erva doce, água mineral, suco de limão, suco de laranja;
  5. Sementes – apenas um tipo: Chia, linhaça dourada, linhaça;
  6. Raízes – apenas um tipo: Gengibre;
  7. Brotos – apenas um tipo: Alfafa;

Modo de preparo: Passe os ingredientes na centrífuga e junte ao suco de limão e à água de coco (ou bata tudo no liquidificador). Beba sem coar.

Utilize sempre pelo menos dois ingredientes de cada, exceto onde especificado. Todos os legumes e frutas vão para a centrífuga com casca!

O que não pode faltar no seu suco é a couve, ela é a responsável pela maior parte dos benefícios. Você pode montar a sua receita de acordo com o resultado desejado, acima nessa matéria você encontra os benefícios de alguns ingredientes.

Depois de pronto o suco, agora você deve estar pensando em como implementá-lo na sua rotina, não é? Pois bem, o indicado é a ingestão em jejum e esperar pelo menos 2 horas para aí sim ingerir algo. Como o suco fica bem grosso, ele vai sustentar você por essas 2 horas até o café da manhã propriamente dito.

Mas porquê esperar duas horas até comer?
O seu organismo quando em jejum absorve tudo o que você coloca pra dentro, assim se só tiver o suco pra absorver, todos os nutrientes, vitaminas e minerais dele serão absorvidos!

A nutricionista Camila Araújo  aconselha pessoas com hipotireodismo a evitar a ingestão diária de sucos com couve. Isso porque a hortaliça contém substâncias que diminuem a pressão arterial e podem ser prejudiciais para quem já tem níveis baixos. Os diabéticos também devem ter cuidado. Sem perceber, a pessoa pode consumir uma grande quantidade de açúcar ao ingerir uma bebida com várias frutas. Como elas estão trituradas, têm menos fibras, o que agiliza a absorção pelo organismo e aumenta rapidamente a glicemia, a taxa de açúcar no sangue.

Experimente e comente o que achou!

Não quer ficar só nos sucos ? Confira nossa matéria sobre DIETA DETOX.

Deixe uma resposta