Vitamina E e Seus Benefícios

A vitamina E ou alfa-tocoferol é um antioxidante muito conhecido e vital para as pessoas, especialmente para os praticantes de atividades físicas e esportistas. Durante e depois de exercícios intensos, ela favorece a função imune e reduz os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres.

 

Além disso, é parcialmente responsável pela regeneração de todos os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos, ajudando de forma significativa a reduzir os sintomas de overtraining.

Benefícios da Vitamina E

  • Ação Antioxidante

Entre as funções e benefícios da vitamina E, sua ação antioxidante é provavelmente a mais importante. Através dessa função a vitamina E é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias que figuram como uma das causas de muitas doenças crônicas e degenerativas. Também em virtude de sua ação antioxidante, a vitamina E protege as gorduras do corpo contra a oxidação. Essa proteção é importante em vários níveis, a começar pela defesa da membrana plasmática, isto é, da membrana exterior das células. Essa defesa contribui para o bom funcionamento de todas as funções celulares.

  • Previne Doenças Cardiovasculares

A vitamina E zela pela saúde circulatória de modo geral, já que uma de suas funções é a formação dos glóbulos vermelhos, atua na dilatação dos vasos sanguíneos e previne a formação de coágulos dentro do sistema circulatório.

  • Auxilia o Ganho Muscular

A vitamina E  contribui para o ganho de massa muscular indiretamente através do sistema circulatório e dos níveis de cálcio e potássio. A atuação antioxidante da vitamina E protege os músculos dos radicais livres que são normalmente liberados após os treinos de resistência muscular. Dessa forma, os músculos se recuperam mais rápido e melhor, o que facilita o ganho de massa muscular.

  • Melhora a Saúde Muscular e Óssea

    Como um efeito indireto, a vitamina E contribui para a saúde muscular e óssea, uma vez que é necessária para as funções de absorção e de uso do cálcio e do potássio, minerais importantes para o funcionamento e manutenção dos tecidos muscular e ósseo.

Fontes de Vitamina E alimentos vitamina e

A vitamina E pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, principalmente nos vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã, castanha do Pará), nos óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol), nas sementes, nos grãos inteiros e no gérmen de trigo. Também pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como gema de ovo e fígado.

Combinações da Vitamina E

Combinar a vitamina E com a vitamina C é uma ótima ideia, pois ambas possuem forte ação antioxidante e atuam de forma conjunta para executar as ações antioxidantes.

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