Whey Protein Engorda ?

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Umas das maiores dúvidas de quem decide começar a suplementar é: whey protein engorda ?

Pois bem. Quando entramos no mundo da musculação um dos primeiros conceitos com o qual temos contato é “suplemento”. Isso porque a indústria de suplementos é fortíssima e a ideia de que os suplementos são a solução para tudo é amplamente difundida. Logo, eles são mais populares que os próprios conceitos de nutrição. Assim, antes mesmo de ter uma dieta montada ou uma boa noção de alimentação, já estamos querendo comprar suplementos e com isso surgem as dúvidas cabeludas, que incluem a história de que whey protein engorda ou de que whey protein emagrece.

Whey Protein Engorda?

 

Comecemos desvendando a colocação mais comum: a de que whey protein engorda.

Só para lhes dar um exemplo real, vou falar rapidinho sobre minha experiência. Em 2009, quando eu comecei a me interessar por musculação, meu noivo me disse que eu “precisava comer proteína”. Entendi o recado, mas não me preocupei em saber a quantidade. Então, a primeira coisa que fiz foi adicionar umas fatias de peito de peru light na janta e comprar um whey protein. Mas, com medo de engordar, ingeria apenas 1 scoop de whey por dia e acabou. Não preciso nem falar o que aconteceu depois de alguns meses, né? Realmente, não engordei, mas também não emagreci e não apresentei mudança nenhuma no físico, ou seja, continuei do jeito que estava, não evolui.

Enfim, para que você entenda de uma vez por todas se whey protein engorda ou não é preciso ter duas coisas básicas em mente:

  •  Para MANTER a massa muscular corporal e para GANHAR mais massa magra, é preciso ingerir proteínas.
  • NENHUM alimento engorda. O que engorda é o excedente calórico.
  • Se você quer ganhar músculos, você não pode ter medo de engordar.

Agora deixe-me explicar essas três sentenças, para que não restem dúvidas.

A Importância do Whey Protein e Outros Alimentos Proteicos

A proteína é um macronutriente crucial na dieta de manutenção e ganho de massa magra. Não vou me aprofundar nessa questão aqui, pois teremos um tópico específico para explicar isso com detalhes. O que você precisa saber, por ora, é que não dá para ter hipertrofia muscular sem ingerir uma mínima quantidade de proteína (e não é só 2 fatias de peito de peru e um scoop de whey diários).

Você pode sim emagrecer sem ingerir proteínas, porém, se você tem algum desenvolvimento muscular, isso se perderá nessa jornada. Em outras palavras: se sua ingestão de proteínas não for adequada, você perderá uma quantidade significativa de massa magra (músculos), e ficará toda molenga… Não é isso que você quer, né?

O emagrecimento ideal é aquele em que preservamos o máximo de massa muscular possível e perdemos o máximo de gordura possível, fazendo com que a famigerada “definição” dê as caras.

Você também pode ganhar perna e bumbum sem ingerir proteínas. Sim, pode! Mas esse volume será resultado de um acúmulo de gordura na região. Talvez se você for bem magrinha, isso pode até ser bom… Mas, para a maioria de nós, isso não é algo desejável. Afinal, são os músculos que deixam tudo durinho e bem desenhado, não a gordura!

Portanto, ao tomar whey protein, que é uma fonte de proteínas com baixo teor de carboidratos e gorduras, você não deve ficar se preocupando em engordar, mas sim ter a consciência de que está fazendo o certo.

Mimimi, estou engordando – ERRADO!

Eba, estou alimentando meu corpo com um macronutriente essencial que me deixará com um shape fenomenal. – CERTO!

Whey protein concentrado

“É o mais barato, bom para quem quer otimizar o consumo”, explica a nutricionista. Ela esclarece que esse produto leva mais tempo para ser absorvido pelo organismo e tem digestibilidade menor. Também apresenta mais carboidratos e gorduras do que as outras versões.

Whey protein isolado

Tem cerca de 90% de proteína e é livre de gordura e carboidrato. É indicado para pessoas que querem apenas ganhar massa muscular.

Whey protein hidrolisado

De acordo com Vanessa, essa é a melhor opção: oferece ótima digestibilidade, pois a proteína está quebrada em cadeias menores, o que favorece a absorção pelo organismo.

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